Advocacia Especializada em Ação de Indicação de Condutor (AIC)

Não fique sem dirigir! Conte conosco para proteger seus direitos.
Entre em contato com um advogado especialista agora mesmo!

Como podemos te ajudar?

Defesa em Processos de Suspensão e Cassação da CNH

Recursos de Multas

Indicação de Condutor Via Judicial

Liminar para Liberação de Veículo Apreendido

Sobre o especialista:

Marcelo Borges dos Santos, advogado inscrito na OAB/SP 466.071, com experiência em demandas do Direito do Trânsito.

Perguntas Frequentes

A indicação do condutor é também chamada de transferência de pontos na CNH, e é o procedimento cabível quando o proprietário do automóvel é autuado por uma infração que foi cometida por outro condutor.

Dessa forma, os pontos na CNH, multas e quaisquer outras penalidades são evitadas, pois não serão de responsabilidade do dono do carro.

Ademais, conforme o artigo 257 §3º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a responsabilidade pela infração será, em regra, do condutor, sempre que a penalidade imposta decorrer dos atos que forem praticados na direção do veículo, como por exemplo, a multa por excesso de velocidade.

Não serão todas as infrações que serão atribuídas ao condutor do veículo, isso porque existem alguns casos, em que a obrigação é do proprietário, não podendo ser transferidas, conforme segue abaixo:

  • Prévia regularização do veículo para circular;
  • Prévia regularização do veículo para circular;
  • Conservação do veículo;
  • Inalterabilidade das características do veículo.

Nesse sentido, também existem as infrações que somente serão atribuídas ao condutor – após a sua indicação – pois são aquelas praticadas na direção do automóvel, conforme mencionado anteriormente, por exemplo:

  • Excesso de velocidade;
  • Estacionar em local proibido;
  • Transitar em faixa de ônibus, entre outros.

A indicação de condutor é o procedimento pelo qual o proprietário do veículo comunica para a Autoridade de Trânsito quem dirigia o veículo no momento da autuação, com o objetivo de informar quem é o infrator a receber os pontos em seu prontuário.

Mas e então: é possível indicar o condutor infrator e transferir os pontos da CNH mesmo após o prazo do Detran? A resposta é SIM! Ocorre que, mesmo que tenha decorrido o prazo administrativo para identificação do condutor, ainda há a possibilidade de transferir os pontos através de processo judicial.

Se este é o seu caso, CLIQUE AGORA NO BOTÃO DO WHATSAPP, que poderemos te ajudar a solucionar essa situação.

Como iniciar o processo

Fale Conosco

Entre em contato e agende uma reunião.

Orientação

Faremos a análise do seu caso e vamos lhe orientar sobre como funciona o processo, dando todo suporte e direcionamento.

Solução

Estamos preparados para trabalhar em seu processo, para garantir a segurança de seus direitos, buscando as melhores alternativas de acordo com a complexidade de cada realidade.

MB Advocacia © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Esse site não faz parte do Google LLC nem do Facebook Inc. e não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo. Trabalhamos exclusivamente com serviços jurídicos.

Precisa de ajuda?